0
Antonio Carlos Costa
Sem categoria

HOMOGENEIDADE TOLA

By 11 de maio de 2018 No Comments

Unknown
A igreja que fomenta a liberdade intelectual em questões secundárias, ainda que importantes, preserva a sua unidade, enriquece a sua comunhão e torna mais belo o seu testemunho perante o mundo. Uma igreja de direita, de esquerda, progressista, conservadora, revolucionária, reformista, é um golpe no ideal divino de preservação de uma unidade em torno do nome de Cristo, em meio às diferenças de opinião sobre o que não se constitui em fundamento da fé. Nesse sentindo, John Stuart Mill apresenta verdades sobre essa democracia intelectual perfeitamente aplicáveis ao mundo da teologia:

“Todo silêncio que se impõe à discussão equivale à presunção de infalibilidade… infelizmente para o bom senso dos homens, ocorre que sua falibilidade está longe de exercer sobre seu juízo prático a influência que sempre se lhe permite na teoria, pois embora cada um se saiba perfeitamente falível poucos julgam necessário tomar precauções contra sua própria falibilidade, ou admitir a suposição de que uma opinião qualquer, da qual se sentem muito seguros, possa ser um dos exemplos de erro a que reconheçam estar sujeitos… em proporção à falta de confiança em seu próprio julgamento solitário um homem sempre se baseia, com implícita confiança, na infalibilidade do ‘mundo’ em geral. E o mundo, para cada indivíduo, significa a parte deste com a qual entra em contato: seu partido, sua seita, sua igreja, sua classe social…”.[i]

Reputo essa advertência de Stuart Mill uma das mais importantes do ponto de vista do debate público: “Nas grandes preocupações práticas da vida, a verdade é tanto mais uma questão de reconciliar e combinar opostos, que apenas pouquíssimos possuem espírito suficientemente amplo e imparcial para fazer o ajuste próximo da correção…”.[ii]

 

Antonio Carlos Costa

Ps. Extraído do livro que estou escrevendo: "Azorrague: os conflitos de Cristo com as instituições religiosas do seu tempo". Será lançado ano que vem pela Editora Mundo Cristão.

[i]MILL, John Stuart. A liberdade. Utilitarismo, São Paulo, Martins Fontes, 2000. p. 30.

[ii]MILL, John Stuart. A liberdade. Utilitarismo, São Paulo, Martins Fontes, 2000. p. 73-74.

Antonio Carlos Costa

Antonio Carlos Costa

Teólogo, jornalista e ativista social. Plantador da Igreja Presbiteriana da Barra (Rio de Janeiro) e fundador da ONG Rio de Paz. Nascido no Rio de Janeiro em 1962. Casado com Adriany. Pai de três filhos: Pedro, Matheus e Alyssa.

Leave a Reply