Teologia

“O GRANDE… JOÃO CALVINO”

By 22 de janeiro de 2009 No Comments

35844580_c80192e9f5_m
Estou relendo nesse momento o Contrato Social – a obra magna do grande escritor suíço, Jean-Jacques Rousseau. Como fiquei muito emocionado com o que acabei de reler, transcrevo na íntegra uma menção feita por um dos pais do pensamento político moderno, sobre o trabalho do teólogo e cientista político, o grande sistematizador da teologia que professo, João Calvino:
"Os que consideram Calvino senão um teólogo, conhecem mal a extensão de seu gênio. A redação de nossos sábios editos, na qual ele teve muita parte, honra-o tanto quanto sua instituição. Seja qual for a revolução que o tempo possa trazer ao nosso culto, enquanto o amor à pátria e à liberdade não for extinto entre nós, jamais a memória deste grande homem cessará de ser uma benção". Jean-Jacques Rousseau. 

Nesses dia em que tenho que pedir perdão por ser pastor e estar envolvido com um trabalho político-social, sinto-me reanimado por poder me lembrar que o teólogo que norteia a maior parte do meu pensamento tinha as preocupações que eu tenho. Um calvinista é um cristão que aprendeu a não separar ética privada de ética pública. Alguém que sonha com uma igreja reformada e uma sociedade substancialmente curada mediante a ação dos que amam a Cristo.
Antonio Carlos Costa

Antonio Carlos Costa

Teólogo, jornalista e ativista social. Plantador da Igreja Presbiteriana da Barra (Rio de Janeiro) e fundador da ONG Rio de Paz. Nascido no Rio de Janeiro em 1962. Casado com Adriany. Pai de três filhos: Pedro, Matheus e Alyssa.

Leave a Reply