0
Antonio Carlos Costa
Blog

Religião e desumanização

By 9 de agosto de 2018 No Comments

Religião pode nos desumanizar. Crentes nos templos portando suas Bíblias. Pregadores bradando que o homem foi criado à imagem de Deus. Orações em alta voz clamando por avivamento.

Algo, entretanto, ao mesmo tempo, presente na cultura da igreja que impede pessoas de encontrarem nas Escrituras suas verdades mais importantes, que conduz pregadores a serem seletivos na apresentação das implicações éticas da sua exaltada antropologia e que leva pessoas a orarem por avivamento que traga visitantes à igreja para adorar, mas não por avivamento que mova crentes às áreas pobres da cidade para servir.

Por que os que estavam mais envolvidos com as atividades religiosas do templo, na “Parábola do Samaritano”, ignoraram a dor do homem que jazia na estrada? Responder a essa questão pode significar preservar a igreja de ter no seu seio os homens e as mulheres mais insensíveis da sociedade.

Ps. Extraído do livro que estou escrevendo (Azorrague), que será publicado, no início de 2019, pela Editora Mundo Cristão.

Antonio Carlos Costa

Antonio Carlos Costa

Teólogo, jornalista e ativista social. Plantador da Igreja Presbiteriana da Barra (Rio de Janeiro) e fundador da ONG Rio de Paz. Nascido no Rio de Janeiro em 1962. Casado com Adriany. Pai de três filhos: Pedro, Matheus e Alyssa.

Leave a Reply