0
Antonio Carlos Costa
Sem categoria

TESTANDO A TRADIÇÃO RELIGIOSA

By 12 de junho de 2018 No Comments

33850108_2080376495509833_4321410889950429184_n
"Atam fardos pesados (e difíceis de carregar) e os põem sobre os ombros dos homens…". Essa foi uma das denúncias feitas por Cristo ao judaísmo do seu tempo.

Igrejas podem fazer pessoas envergar pelo peso da tradição. Não faltam nas instituições religiosas modos bizarros, infantis, desumanizantes, patológicos, de tentar ganhar o amor de Deus.

Cristo fala sobre esse mundo de leis inventadas pela religião, que acabam levando o homem a agasalhar ódio secreto por Deus.

Há testes que devemos aplicar à tradição religiosa: Glorifica a Deus? Descomplica a vida? Simplifica a relação com o Criador? Promove a justiça? Suaviza a existência? Tem fundamento na Escritura? É princípio ético que o amadurecimento e evolução moral da igreja não devem modificar? Ajuda o amor? Funcionou há 350 anos, mas agora virou anacronismo? Nos faz ganhar tempo a ser empregado no serviço ao próximo? Aproxima de Cristo?

Antonio C. Costa

Ps. Extraído do livro que estou escrevendo, "Azorrague: os conflitos de Cristo com as instituições religiosas do seu tempo". Será lançado ano que vem pela Mundo Cristão. Conto com a sua oração!

Antonio Carlos Costa

Antonio Carlos Costa

Teólogo, jornalista e ativista social. Plantador da Igreja Presbiteriana da Barra (Rio de Janeiro) e fundador da ONG Rio de Paz. Nascido no Rio de Janeiro em 1962. Casado com Adriany. Pai de três filhos: Pedro, Matheus e Alyssa.

Leave a Reply